Junta de Freguesia de Arcozelo Junta de Freguesia de Arcozelo

História

A designação Arcozelo deriva da palavra arcu-cellus, ou seja um pequeno arco.


Trata-se de uma pequena freguesia no concelho de Barcelos, embora seja a mais populosa do mesmo, e localiza-se na margem do rio Cávado, fazendo fronteira com as freguesias de Tamel São Veríssimo, Vila Boa, Lijó, Vila Frescainha São Pedro, Rio Covo S. Eugénia e Barcelos.


O seu território é de mediana extensão, alongando se para norte, ocupando um belo trecho do vale do Tamel, enquadrado pelos ribeiros de Crujes e do Lombão, dois dos braços que, unindo-se formam o rio Tamel, que antigamente se denominava de Fontelo. Além disso, este curso fluvial é afluente da margem norte do rio Cávado.


Arcozelo é topónimo que se encontra em estreita relação com o arco pétreo de uma antiga ponte.


Nas "inquirições" de 1220, a freguesia surge titulada como "de santo Mamede de Arcozelo", fazendo parte da "terra do Neiva". Nas de 1258, é mencionada como "couto por padróes", acabando por receber o topónimo "pedra do couto". As origens deste coutamento remontam aos primórdios da nacionalidade, pois é conhecida a "carta de doação" que Dª. Teresa Afonso, filha bastarda do nosso primeiro rei, passou à Ordem do Hospital. Por fim, nas "inquirições" de 1290 este "couto de Santa Marta" era ainda dado aquela Ordem, aparecendo posteriormente nos séculos XVIII na posse da Ordem de Malta.


O topónimo "Forca Velha" é sugestivo da autoridade judicial do antigo couto. Na Quinta de Santa Marta, vestígio último daquela instituição medieval, existiu uma capela daquela invocação, cuja porta, em arco levemente apontado de aresta chanfrada, encontra-se montada e à guarda do Museu Municipal de Barcelos. Para além do pórtico, fazem parte do conjunto quinhentista duas pedras com outras tantas cruzes de Malta e uma pia de água benta oitavada (Brochado de Almeida). Segundo Teotónio da Fonseca, junto ao templete estaria uma porta de serventia da Quinta, com inscrição datada de 1562 (demolida em 1908).



© 2024 Junta de Freguesia de Arcozelo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia